Skip to main content

XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira: Alfândega da Fé integra o programa expositivo

Assinalando os seus 40 anos e voltando a realizar-se em anos pares, a XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira está de regresso e volta a marcar o calendário nacional de eventos de 10 de agosto a 23 de setembro, com o tema “Artes Plásticas Tradicionais e Artes Digitais – O Discurso da (Des)ordem”. A Casa da Cultura Mestre José Rodrigues e o Município da Alfandega da Fé associam-se ao evento, promovendo a mostra “XX Artistas na Casa”.

A Bienal Internacional de Arte de Cerveira volta a alargar o seu âmbito expositivo, apresentando a exposição “XX Artistas na Casa”, em Alfandega da Fé. José Rodrigues, ilustre conterrâneo, continua a inspirar as gentes de Alfândega, difundindo a 20.ª edição da bienal mais antiga do país e da Península Ibérica com esta exposição que acolhe artistas e amigos do Mestre, com o objetivo de criar sinergias entre o livro de artista, o desenho, a pintura, a fotografia e a escultura, em aço inoxidável, cerâmica e bronze.

A mostra conta com a participação dos artistas Acácio de Carvalho, Artur Moreira, Cabral Pinto, Ção Pestana, Cristina Valadas, Deolinda Rodrigues, Fernanda Araújo, Graça Martins, Henrique Silva, Isabel Cabral, Isabel De Sá, José Emídio, M. Sousa Pereira, Margarida Leão, Roberto Merino, Rodrigo Cabral, Rosa Ramos, Rui Anahory, Susana Bravo e Zulmiro de Carvalho.

Com curadoria de Ágata Rodrigues e Ana Duque, a Casa da Cultura Mestre José Rodrigues será o palco desta parceria que reúne a Fundação Bienal de Arte de Cerveira, o Município de Alfândega da Fé, o Município de Vila Nova de Cerveira e a Fundação Escultor José Rodrigues.

Mantendo-se estruturada segundo o modelo que a caraterizou ao longo de um percurso iniciado em 1978, a XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira apresentará ainda projetos curatoriais, artistas convidados, representações de 22 instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras, performances, residências artísticas, workshops, ateliers infantis, conferências e debates, visitas guiadas e espetáculos.

Cruzeiro Seixas, um dos máximos expoentes do surrealismo português, é o artista homenageado e será apresentada uma retrospetiva da sua obra plástica e poética, propondo-se ao público uma nova reflexão sobre o movimento artístico.