Skip to main content

Obras do concurso de Pintura ao Ar Livre António Fernández em exposição no Museu Bienal de Cerveira

 

Obras do concurso de Pintura ao Ar Livre António Fernández em exposição no Museu Bienal de Cerveira

 

A 7.ª edição do Concurso de Pintura ao Ar Livre António Fernández, e primeira transfronteiriça, revelou-se um grande êxito, com 52 artistas a retratar in loco as paisagens nas imediações do rio Minho, de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño. Depois de ter estado patente no Centro Goianés, a mostra dos artistas participantes do concurso é agora apresentada no Museu Bienal de Cerveira até 7 de setembro. A entrada é livre!

Decorrida a 18 de agosto, a competição envolveu a participação de pintores portugueses entre Vila nova de Cerveira e Porto, também se inscreveram artistas oriundos de toda Galiza, Astúrias, País Vasco, Catalunha e mesmo de Havana ou Paris, entre outras cidades. O público pode agora desfrutar da exposição com 21 das obras participantes no Auditório do Museu Bienal de Cerveira até 7 de setembro.

A panorâmica de Vila Nova de Cerveira desde a praia fluvial de Goián, com assinatura de Rafael CarrascaL, de Toledo, foi a obra vencedora do primeiro prémio do certame, dotado com 1.500 euros; em segundo lugar ficou Leticia Gaspar, de Bilbao, e o terceiro pertence a António Lorenzo, de Mondariz, ambos prémios dotados com 500 euros.

A entrega de prémios aconteceu ao final da tarde de domingo, com a presença da Alcaldesa de Tomiño, Sandra González, e do Vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Vítor Costa. O júri destacou a grande qualidade das obras criadas por todos os participantes e a vitalidade que o evento conferiu a Vila Nova de Cerveira e a Tomiño durante toda a jornada, dinamizando as ruas dos dois centros históricos e marginal do rio Minho, afirmando-se como um importante atrativo turístico e servindo de cenário perfeito para celebrar a ‘festa da arte’, essência deste concurso.

O Certame de Pintura ao Aire Livre António Fernández integra as atividades desenvolvidas pela Eurocidade Cerveira-Tomiño, no âmbito da Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Amizade Cerveira-Tomiño, um projeto cofinanciado ao 75% pelo programa INTERREG VA POCTEP, fundos FEDER da União Europeia.

 

Datas da exposição: 27 de julho a 7 de setembro de 2019

Horário:

terça a sexta-feira: 15h00-19h00

sábados e feriados: 11h00-13h00; 15h00-19h00