Monção inaugura domingo mostra que integra a XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira

Do Carmo Vieira. Memórias VI, 2016 óleo sobre tela. 100×100 cm

 

“pregrinACTION – uma cartografia da Pós Saudade” é o nome da exposição promovida a partir de domingo em Monção, na Galeria Municipal – Cine Teatro João Verde, no âmbito da XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira. Juntando-se à Alfândega da Fé, o concelho de Monção é o segundo polo expositivo a testemunhar em 2018 a descentralização cultural do evento, apresentando 20 artistas de nacionalidade portuguesa e espanhola.

Sublinhando a condição raiana da bienal mais antiga do país e da Península Ibérica, 10 artistas portugueses e 10 espanhóis debatem a vanguarda que une estes dois países, tão próximos na sua história. Num projeto que procura recuperar o espírito do grupo ATLÁNTICA, surgido em 1980, estes autores geracionalmente próximos, dão corpo a uma exposição que se diversifica nas linguagens e se intensifica nas mensagens, combinando pintura, vídeo, fotografia e novos média.

“O objetivo da descentralização cultural tem sido sobretudo criar espaços de encontro, interação e divulgação de ideias e criar oportunidades de projeção para artistas nacionais e internacionais e esta mostra cumpre precisamente com este desígnio”, refere o Presidente da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Fernando Nogueira.

A exposição, que estará patente até 23 de setembro, tem como curadores Antón Sobral Iglesias, Helena Mendes Pereira e Ricardo de Campos.

De recordar que, assinalando os seus 40 anos e voltando-se a realizar em anos pares, a XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira regressa este ano, voltando a marcar o calendário nacional de eventos de 10 de agosto a 23 de setembro, sob o tema “Artes Plásticas Tradicionais e Artes Digitais – O Discurso da (Des)ordem”.

Artistas Representados (ES): Alejandra Lago Alejandre, Erik Rade, Yatir Fernandez, Carmen Hermo, Maria Xose Dominguez, Tino Canicoba, Miguel Pereira, Basilisa Fiestras Cachafeiro, Xulio Gil, Anton Sobral

Artistas Representados (PT): Bruno Marques, Do Carmo Vieira, Ricardo De Campos, Alexandre Rola, Agostinho Santos, Henrique Do Vale, Patrícia Oliveira, Marco Rodrigues, Manuela Pimentel, Raúl Ferreira

Data da exposição: 29 de julho a 23 de setembro 2018
Horário: Aberto de terça a sexta-feira, 14h00-18h00
Morada: Largo da Alfândega 1, 4950-432 Monção

X