Skip to main content

Itinerância exposição “Jaime Isidoro: divulgador, colecionador e artista” | Museu Municipal de Espinho

Jaime Isidoro: divulgador, colecionador e artista | Museu Municipal de Espinho
Exposição “Jaime Isidoro: divulgador, colecionador e artista” Museu Municipal de Espinho

 

Após ter estado patente no Museu Bienal de Cerveira, a exposição “Jaime Isidoro: divulgador, colecionador e artista” segue em itinerância até ao Museu Municipal de Espinho com o apoio da Fundação Bienal de Arte de Cerveira.

No total serão apresentadas, nas Galerias Amadeo de Souza-Cardoso, cerca de 120 obras de arte da coleção privada de Jaime Isidoro (1924-2009), ainda pouco conhecidas pelo público.

O espectro de artistas apresentados é alargado e inclui autores desde a geração de modernistas, que marcam o final do século XIX e o arranque do século XX, até aos emergentes. Recordando a Galeria Alvarez como um espaço de apresentação das vanguardas e da produção artística da década de 1960, serão recriadas as exposições de apresentação do grupo Os Quatro Vintes, o ciclo de arte e política Perspectiva 74 e os trabalhos coletivos dos grupos Puzzle e Acre e d´Os Quatro Novos Artistas. Mas ao mesmo tempo a iniciativa procura dar a conhecer autores que acabaram por não atingir um lugar de destaque no panorama da Arte Contemporânea, mas que foram apostas do artista.

“Esta exposição conta-nos a história da sua intensa atividade como dinamizador e ativista cultural, iniciada no arranque da segunda metade do século XX e que fará dele, porque não, pelo menos um dos pais do mercado da arte (contemporânea) em Portugal”, explica a curadora da mostra, Helena Mendes Pereira.

De acrescentar que este é o primeiro passo dado de um trabalho de investigação sobre a ação de Jaime Isidoro enquanto divulgador, colecionador e artista, que procura estudar o seu papel central no mercado de arte em Portugal.

 

 

Promotores: Fundação Bienal de Arte de Cerveira e Museu Municipal de Espinho

Apoio: Galeria Alvarez e Câmara Municipal de Espinho

Curadoria: Helena Mendes Pereira

Local: Museu Municipal de Espinho

Horário: segunda a sexta-feira: 10h00 às 17h00 | sábados e feriados: 10h00 às 13h30; 14h30 às 18h00