FBAC recebeu visita do Embaixador da República da Letónia na Irlanda e Portugal e do Cônsul Honorário da República da Letónia em Portugal

 

O Embaixador da República da Letónia na Irlanda e Portugal, Jãnis Silis, e o Cônsul Honorário da República da Letónia em Portugal, Tiago Melo Patrício, visitaram hoje o Museu Bienal de Cerveira e a exposição “Jaime Isidoro: divulgador, colecionador e artista”, além de terem contactado com o vasto trabalho desenvolvido pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira.

De visita ao concelho de Vila Nova de Cerveira, no âmbito de uma ação mais abrangente com a região, a comitiva foi acompanhada pelo executivo municipal e conheceu o território e as suas potencialidades, aprofundando as relações entre os dois países.

A receção oficial teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com o presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, a manifestar satisfação por esta honrosa visita e pelo interesse dos representantes diplomáticos em conhecer as potencialidades económicas, culturais e turísticas, bem como as oportunidades de investimento no concelho.

De salientar que, no âmbito dos vários projetos internacionais do qual o Município tem sido convidado para parceiro, Vila Nova de Cerveira tem agendada, para agosto, a participação num Meeting ‘Pop-Up-Europe’ no Município de Gulbene, na Letónia, e sobre o qual os dois representantes diplomáticos também procuraram obter mais pormenores e aprofundar relações futuras.

Em 2018, a República da Letónia voltou a ter uma representação diplomática em Portugal, depois do encerramento da sua embaixada, há cerca de três anos. Na qualidade de Cônsul Honorário da República da Letónia em Portugal, Tiago Melo Patrício manifestou vontade de desencadear um conjunto de ações concretas que procurem aprofundar a união de ambos os países, através de pontos comuns.

Refira-se que a Letónia tem uma posição geográfica e cultural única, proporcionando uma localização estratégica para operações comerciais dirigidas a economias desenvolvidas da UE e mercados emergentes de vizinhos orientais.

 

« Texto do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira

X