Skip to main content

Bienal de Cerveira associa-se ao Dia Internacional dos Museus | 18 maio

Banner_port_600px

 

O Museu da Bienal de Cerveira vai associar-se, uma vez mais, à celebração do Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) e comemorado anualmente a 18 de maio. O tema proposto para 2015 – “Museus para uma sociedade sustentável” – visa promover o desenvolvimento de uma consciência geral para as consequências da ação humana sobre o meio em que vivemos e o impacto que os atuais modelos económicos e sociais acarretam, a médio e longo prazo, para a nossa casa comum.
“Um dos desafios contemporâneos mais importantes, compartilhado por pessoas de todo o mundo, é a adaptação a novas formas de viver e a um desenvolvimento que respeite os limites da natureza. Esta transição para uma sociedade sustentável requer a procura de novos métodos de pensar e agir. Os museus desempenham um papel fundamental nessa transição, promovendo o desenvolvimento sustentável e servindo como verdadeiros laboratórios para as melhores práticas. Os Museus contemporâneos devem tomar uma posição forte neste contexto e fazer ouvir a sua voz.” (ICOM)
Consciente deste seu papel e desafio, o Museu da Bienal de Cerveira realizará entre os meses de abril e maio um conjunto de atividades alusivas ao tema proposto. Sob o título “Arte e Natureza: tudo se cria, tudo se transforma”, a arte e a experimentação criativa serão as ferramentas para reflectirmos e construirmos novos modos de relação com o meio natural e social em que vivemos.

 

De 11 de abril a 30 de maio
Exposição temporária com obras da Coleção do Museu da Bienal de Cerveira e de artistas convidados cujo reaproveitamento de materiais naturais e industriais fazem parte do processo de criação artística.

De 12 a 28 de maio
Ateliers com o Pré-escolar do Concelho que permitirão às crianças descobrir e usar os pigmentos e recursos naturais, no desenvolvimento do trabalho criativo, seguido de exposição das experiências desenvolvidas, no Castelo durante o fim de semana de 16, 17 e 18 de Maio, integrando as actividades do programa Museu Fora de Portas, organizado pela Câmara Municipal de Cerveira.

16 de maio | sábado
10h00 – 17h00 | Pintura coletiva de painel alusivo à XVIII Bienal de Cerveira
Artistas participantes: Augusto Canedo, Belkiss Oliveira, Conceição Melo, Henrique do Vale, Margarida Leão, Susana Bravo, Seara

10h30 – 12h30 | Workshop/visita guiada “Recontar a Bienal de Cerveira” com o artista convidado Justino Alves

Dia 18 de maio, segunda-feira (Dia Internacional dos Museus)
Abertura do Museu da Bienal de Cerveira
10h30 às 13h00 e das 14H00 às 17H00