40 anos da Bienal de Cerveira em debate | 15 de agosto (quarta-feira), 18h00, Fórum Cultural de Cerveira

40 ANOS DA BIENAL DE CERVEIRA– FALAR DO PASSADO PARA PROJETAR O FUTURO

40 anos – Uma Bienal que atravessou três Executivos Camarários, além do presente, três entidades Organizativas, além da presente e que sobreviveu certamente, pela vontade desses quatro Executivos e pela paixão dos artistas e das respetivas organizações.

Certamente que, sem a vontade política desses executivos camarários e a confluência entre os artistas e o poder local, não teria sido possível hoje estarmos aqui a reafirmar, mais uma vez, que só uma programação política com objetivos de desenvolvimento social e cultural, podem promover o bem-estar geral.

A dicotomia entre conhecimento dito erudito e conhecimento popular, são os motores do desenvolvimento e bem-estar das populações e, embora tenha havido alguns conflitos no decorrer destes 40 anos, eles só serviram para melhor refletir e analisar o papel da Bienal de Cerveira e o seu futuro.

Certo que,  a afirmação deste Evento a nível local e simultaneamente a nível Nacional e Internacional, coloca problemas que são difíceis de ultrapassar, mas que merecem por parte desta Assembleia e dos convidados intervenientes, um debate que permita, de alguma forma, alargar a plataforma de entendimento e de conhecimento mútuo para um melhor desenvolvimento do projeto que norteia a Bienal de Cerveira desde a sua fundação, ou seja, um encontro entre os criadores e um dialogo com as populações.

Esperamos que seja útil e transversal

 

O moderador

Henrique Silva

 

Convidados:

  • João Santos – Diretor da ESAD das Caldas da Rainha (I. P. Leiria).
  • Rute Rosas – Escultora e professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
  • Ágata Rodrigues – Filha do escultor José Rodrigues, um dos sócio fundadores da Fundação Bienal de Arte de Cerveira. Diretor da Fundação Escultor José Rodrigues.
  • Daniel Isidoro – Filho do pintor Jaime Isidoro, um dos sócio fundadores da Fundação Bienal de Arte de Cerveira. Dono da Galeria Alvarez (Porto).
  • César Príncipe – Escritor, jornalista e crítico de arte.
  • Jaime Silva – Pintor e professor. Atual vice-presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes (Lisboa).
  • Silvia Garcia Gonzalez – Representante da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Vigo

 

 

 

X