Coordenação Artística

Cabral Pinto
Coordenador Artístico da XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira

É licenciado em Administração Escolar pela Escola Superior de Educação Jean Piaget, tem o Curso Complementar de Pintura, e é pós-graduado em Gestão de Melhoria do Desempenho de Educação e Formação – Universidade Católica. Possui, ainda, pós-Graduação – Diploma In Business Administration – com especialização em Gestão de Recursos Humanos no ISTE – Instituto Superior de Tecnologia Empresarial. Possui curso de especialização de Planeamento e Montagem de Exposições, Conceção e Elaboração de Cartazes, promovido pelo Ministério da Cultura e o Curso de Conservação Preventiva e Restauro – do Centro Luso Italiano de Conservação e Restauro.

Foi membro da Comissão Executiva da V Bienal Internacional de Arte de Cerveira (1986); coautor do Projeto do 2º Simpósio Internacional de Offset de Arte, V. P. Âncora; autor do Projeto Educativo da ETAP de Caminha. Exerceu durante 20 anos o cargo de Diretor Pedagógico da Escola Profissional Profitecla.

Apresentou publicamente diversas comunicações sobre o ensino nomeadamente “A Europa e a formação dos cidadãos”, no Seminário “O Ensino e a Formação no espaço Schengen”, promovido pelo Sindicato de Professores da Zona Norte; “ Uma forma de organizar a Escola ” no Observatório Permanente do Ensino Secundário-Centro de Caparide – DES e “O Professor e a Mudança” no 1.º Encontro de Reflexão sobre Problemáticas Educativas “A Escola Hoje” ação de formação promovida pela Escola Superior de Educação Jean Piaget-Arcozelo.

Realizou diversas exposições individuais e participou na IV e V Bienal Internacional de Arte de Cerveira (1984 e 1986); VII e VIII Salon d’Automne Pontault/Combault, Paris; na II e III Bienal de Gravura da Amadora; Exposição de Gravura no Centro de Grabado da Corunha; Exposição Itinerante de Gravura Portuguesa, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de S. Paulo, Museu de Gravura da Cidade de Curitiba, Brasil.

Encontra-se representado no Museu Diogo Gonçalves, em Portimão; na Câmara Municipal de Almada; no espólio da Fundação Bienal de Arte de Cerveira; e em diversas coleções oficiais e particulares em Portugal e no estrangeiro.

É autor de dois livros de poesia: “Coisas de Nada” e “Outras coisas de nada”.

Foi consultor cultural na Fundação Bienal de Arte de Cerveira (2014-2015).

X