Sobre a Incubadora

Indústrias Criativas na Bienal de Cerveira. Porquê?
Partindo do capital de experiência e da notoriedade que mais de 35 anos de Bienal representam, Vila Nova de Cerveira renova e aprofunda a sua vocação enquanto Vila das Artes apostando nas artes plásticas enquanto fator de diferenciação na atração de artistas, residentes, visitantes/turistas e de actividades, através de um conjunto de iniciativas no âmbito da promoção das indústrias criativas. A Incubadora de Indústrias Criativas da Bienal de Cerveira, inserida na Estratégia da Eficiência Coletiva (EEC), corresponde a um dos pilares da renovação em curso de um projeto de sucesso, a Bienal de Cerveira.
Este projeto foi aprovado no âmbito do Sistema de Apoio ao Cluster das Indústrias Criativas da Região Norte (ON.2).

Indústrias Criativas. O que são?
“Atividades que têm a sua origem na criatividade, competências e talento individual, com potencial para a criação de trabalho e riqueza por meio da geração e exploração de propriedade intelectual […] As indústrias criativas têm por base indivíduos com capacidades criativas e artísticas, em aliança com gestores e profissionais da área tecnológica, que fazem produtos vendáveis e cujo valor económico reside nas suas propriedades culturais (ou inteletuais)”. (DCMS, 2005)

Tipos de projetos…
Artes visuais (arte digital, pintura, escultura, fotografia, desenho, gravura, cerâmica); design; arquitetura; antiguidades e restauro; artesanato e joalharia; design de moda; cinema; vídeo e audiovisual; software educacional e de entretenimento.

Propomos
A Incubadora de negócios criativos constitui um espaço interdisciplinar de encontro e de convergência criativa beneficiando de competências de vários parceiros.

A Incubadora visa prestar serviços e apoios de valor acrescentado aos empreendedores, disponibilizando:

  • Oficinas, gabinetes privados e openspace;
  • Oficinas de apoio à experimentação nas áreas da serigrafia, gravura, cerâmica e serralharia;
  • Sala de reuniões/formação;
  • Auditório;
  • Espaços de exposição;
  • Loja Bienal de Cerveira.

e proporcionando:

  • Ateliers de ideias;
  • Período de experimentação de ideias e projetos;
  • Residências artísticas;
  • Promoção de ações de formação;
  • Coaching;
  • Acompanhamento da gestão operacional do negócio;
  • Networking;
  • Ações coletivas de promoção a nível nacional e internacional.

Tipos de Incubação

tiposdeincubacao

Tipologias incubação

Pré-incubação – Aplica-se aos casos em que não existe empresa constituída ou a ideia /projeto não está consolidado (não apto para implementação). Trata-se de uma fase de desenvolvimento de ideias ou projetos, com vista à constituição de empresa, caso a mesma não esteja constituída à data da candidatura. Desenvolve-se em formato presencial, com duração de 6 meses, em openspace.

Incubação – Aplica-se a projetos consolidados e com empresa constituída, com duração máxima de 3 anos. Será disponibilizada uma área variável, entre os 22m2 e os 80m2 (a definir de acordo com as caraterísticas e requisitos da atividade das empresas).

Candidaturas Espontâneas para Seleção de Ideias e Projetos

quem_pode_concorrer

Quem pode concorrer?
Podem-se candidatar empresas, empresários em nome individual ou indivíduos que pretendam iniciar ou desenvolver projectos na área das indústrias criativas.

– Candidaturas espontâneas

– Subscreva a nossa Newsletter e fique a par da abertura de concursos!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone