Skip to main content

Mostra da XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira vai ser apresentada em Vigo

O Centro Cultural Português do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em Vigo, vai acolher uma seleção de 12 obras que foram apresentadas durante a XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira. A inauguração está agendada para dia 22 de novembro (quinta-feira) às 19h00 (hora local).

A “Mostra da XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira” pretende pôr em confronto as diversas linguagens e as opções estéticas de 12 artistas de nacionalidade portuguesa e espanhola. Segundo o coordenador artístico e de produção da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), Cabral Pinto, “esta exposição contribui para reforçar os diálogos e as expectativas de como a obra de arte pode ser um meio de comunicação intercultural, propondo-se à comunidade uma reflexão sobre este tema”.

Esta é já a terceira exposição inaugurada pela FBAC naquele espaço o que, nas palavras do presidente Fernando Nogueira, “reflete as excelentes relações que a Bienal de Cerveira tem vindo a estabelecer com as instituições da Galiza, com o intuito de promover a arte contemporânea e captar novos públicos além-fronteiras”.

Esta é uma das ações que integram o projeto “XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira: das artes plásticas tradicionais às novas tecnologias”, recentemente aprovado no âmbito de uma candidatura realizada à Direção-Geral das Artes, no domínio “Programação e Desenvolvimento de Públicos”, que resulta num apoio financeiro de 40 mil euros.

De recordar que, no ano em que assinala 40 anos, a bienal de arte mais antiga da Península Ibérica atingiu 120 mil visitantes, entre 10 de agosto e 23 de setembro. Só em Vila Nova de Cerveira foram apresentados 8.300m2 de espaço expositivo, 400 artistas de 32 países, e 600 obras de arte, num total de 11 espaços. Decorreram 9 residências, 13 intervenções artísticas, 13 performances, 9 conferências e debates e 14 ateliers e workshops.

 

Artistas representados: Acácio de Carvalho (PT), Alberto Vieira (PT), Álvaro Queirós (PT), Ana Vigidal (PT), Carlos Casteleira (PT/FR), Henrique do Vale (PT), Joana Rêgo (PT), Manuela Bronze (PT), Ricardo de Campos (PT), Rosa Ubeda (ES), Sobral Centeno (PT), Vasco Sá-Coutinho (PT)

Data: 22 de novembro 2018 a 13 de janeiro 2019 (encerrado de 24 de dezembro 2018 a 4 de janeiro 2019)

Horário: segunda a sexta-feira das 10h30 às 14h e das 16h às 18h30