Skip to main content

JÚRI PREMIAÇÃO DA XVIII BIENAL DE CERVEIRA REUNIU A 11 julho

Bienal de Cerveira (41)Imagem da 17ª Bienal de Cerveira, 2013

Alberto González-Alegre, crítico de arte; Anne Heyvaert, artista e Professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Vigo; Fátima Lambert, crítica de arte e Professora Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto; João Fernandes, Diretor Adjunto do Museu Rainha Sofia de Madrid; Fernando Nogueira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira. São estes os cinco membros do Júri de Premiação da XVIII Bienal de Cerveira que reuniu, a 11 julho, para atribuir os Prémios de Aquisição, no valor de 20 mil euros.

No total são mais de 500 as obras de arte de mais de 300 artistas participantes que estão sujeitos, entre outros, ao Prémio Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira. Esta 18.ª edição, que propõe “Olhar o passado para construir o futuro”, inaugura já a 18 de julho, sendo que a partir de 26 julho alarga o seu âmbito expositivo a Paredes de Coura, Caminha e Tomiño (Espanha).
O formato, adotado desde a primeira Bienal, será mantido de acordo com o objetivo a que este evento se propõe desde 1978: um local de encontro, debate e investigação de Arte Contemporânea, num programa concertado com a vizinha Galiza e o Ensino Superior a nível Europeu. O programa envolve assim: Concurso Internacional; representações de 13 Instituições de Ensino Superior das áreas artísticas, com apresentação dos departamentos de investigação artística e as produções de alunos e professores; Artistas Convidados nacionais e estrangeiros; Curadorias nacionais e internacionais; Artistas Homenageados (Alcino Soutinho, Dacos e Eurico Gonçalves); Conferências e Debates; Ateliers e Workshops; Residências Artísticas; Visitas Guiadas; Espetáculos interiores e exteriores; Drive-in, entre outros.
De destacar, ainda, a participação da artista grega Danae Stratou, que apresenta um trabalho de vídeo com textos de Yanis Varoufakis e Margarida Reis que irá expor parte do seu notável trabalho artístico na área da tapeçaria contemporânea.