Skip to main content

FBC promove conferência sobre produção e musealização da obra de arte em formato digital

Cover-facebook

A Fundação Bienal de Cerveira, no âmbito do projeto “Bienal de Cerveira – 35 anos de valores culturais e arte contemporânea”, vai promover uma Conferência Internacional de Arte Contemporânea e Museologia sob o tema “A produção e musealização da obra de arte em formato digital”, no dia 17 junho (quarta-feira), pelas 15h30, no Fórum Cultural de Cerveira. Confirmados como oradores estão Danae Stratou (artista área vídeo), Fátima Lambert (crítica de arte) e Margarida Leão (moderadora).

Esta conferência/debate visa aprofundar a musealização de obras virtuais em suportes digitais, nas suas várias abordagens. Com a apropriação cada vez maior pelos artistas contemporâneos das tecnologias digitais como forma de transmissão artística, constituem um desafio para os museólogos na sua integração nos Museus de Arte Contemporânea, na conservação e apresentação dessas obras cujos espaços expositivos têm de ter características diferenciadas das obras de arte em geral.

Segundo o Vice-Presidente da Fundação Bienal de Cerveira, Henrique Silva, “este é o culminar de um trabalho que pretendeu valorizar e dar a conhecer ao público o acervo da Bienal de Cerveira, composto por mais de 500 obras de arte contemporânea”.

 

PROGRAMA

15h30 | Sessão de abertura

Dra. Anabela Tavares | Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N)

Dra. Aurora Viães | Vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira

 

16h00 | Conferência “A produção e musealização da obra de arte em formato digital”*

Danae Stratou (GR) | Artista

Fátima Lambert (PT) | Crítica de Arte

Margarida Leão (PT) | Artista e moderadora

 

As inscrições encontram-se encerradas, mas poderá assistir à transmissão em direto aqui!

*A conferência será realizada em inglês.