FBAC acolhe conferência do Programa Tempus, organizada pela ESG | 30 e 31 agosto

tempus_programa

FBAC vai acolher, de 30 a 31 de agosto, a conferência de professores e estudantes tunisinos “Master 3D – Projeto de Desenvolvimento Sustentável dos produtos artesanais locais”. A iniciativa, enquadra-se no Programa Tempus e é organizada pela Escola Superior Gallaecia, com o apoio da Fundação Bienal de Arte de Cerveira e da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.

A ESG/ Escola Superior Gallaecia, na qualidade de instituição parceira do Projecto Europeu “Tempus 3D” organiza, em Vila Nova de Cerveira, uma visita de estudo de 40 Docentes e Estudantes de Mestrado Tunisinos parceiros do projeto, para dar a conhecer a realidade do design e artesanato em Portugal.

Esta visita inclui um ciclo de Conferências sobre Design e Artesanato, a acontecerem no Fórum Cultural de Cerveira; visitas guiadas a Museus no Minho, Porto e Lisboa; e Workshop de Design Sketching. Pretende-se também dar a conhecer a Cultura e a Gastronomia Portuguesa, em especial a do Alto Minho.

O Projecto Tempus 3D – Design pour le Développement Durable des Productions Artisanales Locales”, do qual a ESG é a instituição parceira Portuguesa, foi aprovado para financiamento ao abrigo do Programa Tempus 2013 e tem como parceiros, para além da ESG, 3 Universidades Europeias e 3 Universidades Tunisinas. O Programa Europeu Tempus (agora integrado no Programa ERASMUS+) pretende promover a modernização do ensino superior em países parceiros, sendo que o projeto “TEMPUS 3D”, tem como objectivo desenvolver uma formação de 2º Ciclo (Mestrado) numa das áreas prioritárias no ensino superior na Tunísia: Ciências Humanas e Artes – domínio do Design.

Este mestrado focará a área do desenvolvimento sustentável para a produção artesanal. Pretende-se a formação de designers, nas três universidades parceiras na Tunísia, que trabalhem para o desenvolvimento do sistema produtivo artesanal, visando a inovação ao nível do projeto, da produção e do mercado.

Consulte aqui o programa (sujeito a alterações).

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone
Publicado em Notícias