Entre o Livro de Artista e a Arte do Livro

Exposição-Entre-o-Livro-de-Artista

A Fundação Bienal de Cerveira e a Porta XIII inauguraram, a 19 abril, a exposição “Entre o Livro de Artista e a Arte do Livro”, que reuniu livros de artista originais, de 26 autores. Esta mostra, integrada na XXV Feira do Livro de Vila Nova de Cerveira, pretendeu dar a conhecer artistas que se debruçam sobre este tema e teve lugar no “Museu da Bienal de Cerveira” e na “Porta XIII”.

Nas artes, cada obra é uma história narrativa onde a escrita é a cor, o movimento, a forma, o ritmo, a perspectiva e o próprio suporte. Quando se prolonga a história, ela transforma-se numa sequência pictórica manifestada no percurso do autor ou sobre a forma de livro, cujas características são essencialmente a sua raridade como peça única. A manipulação pelo visitante da sua textura e forma, concebidas para integrar a “escrita pictórica” no conceito de obra de arte foi o desafio que se apresentou a quem visitou.

Autores de livros de artista originais:

\ Porta XIII (Inauguração 16h00)
Agostinho Santos e Henrique Silva

\ Museu Bienal de Cerveira (Inauguração 18h00)
Ana Maria, Begoña Pastoriza, Carla Gonçalves, Carmen Cierto, Ceu Costa, Diogo Goes, Filipe Rodrigues, Helena Rocio, Henrique do Vale, Inma Duval, Jose Rosinhas, Júlia Pintão, Mami, Manoel Bonabal, Maria Afonso, Maria do Carmo Vieira, Maria Rosas, Marta Aguiar, Miriam Rodrigues, Paz Vicente, Renata Carneiro, Rosa Ubeda, Susana Bravo, Teresa Pedroso.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone