Skip to main content

Artista brasileiro Elton Hipólito dedica residência artística a José Rodrigues

Foram quatro dias de trabalho intenso que resultaram nos mais de 8 metros de pintura que não deixam indiferente quem visita Vila Nova de Cerveira. Elton Hipolito (BR) é o artista responsável pelo projeto de arte pública “Lacunas da Memória” que evoca o escultor José Rodrigues (1936-2016), recentemente falecido.

Foi no âmbito do programa de Residências Artísticas 2016 da Fundação Bienal de Arte de Cerveira que Elton Hipólito rumou à ‘vila das artes’. Segundo o artista natural de São Paulo, o seu trabalho pretendia “contribuir para as questões que surgem de vivências pessoais e de impressões da sociedade atual inerentes ao esquecimento, a memória e a sua preservação”. E foi precisamente esse o mote para a escolha do mestre José Rodrigues com o figura central do seu projeto.

Para o coordenador artístico e de produção, Cabral Pinto, esta intervenção presta “homenagem a um grande ícone das artes plásticas em Portugal, um artista excecional que deixou marcas profundas de um legado cultural de excelência em Vila Nova de Cerveira”.

De salientar que neste “diálogo com a produção artística contemporânea” Elton Hipolito optou por se servir apenas de tinta de pigmentos naturais, sendo que a terra colhida no Parque de Lazer do Castelinho reproduziu os tons claros da obra e a retirada do monte da Senhora da Encarnação deu origem aos escuros, chamando à atenção para a problemática dos incêndios.

O local escolhido para a intervenção foi também premeditado, situando-se em frente ao espaço ajardinado onde consta a escultura ‘O Esforço’ do Mestre José Rodrigues, que a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira nomeará como “Jardim Mestre Zé Rodrigues – Escultor – 1936/2016”, a partir de 29 de outubro.

De recordar que Elton Hipolito (BR), Selma Pereira (PT), Priscila Lopes Cantisano (BR) e Lilian Barbon (BR) são os artistas que compõe o terceiro período de residências da FBAC, cuja apresentação pública dos trabalhos desenvolvidos, decorre na próxima quinta-feira, 13 de outubro, na Casa do Artista Jaime Isidoro. A entrada é livre.