ALCINO SOUTINHO (1930-2013)

Alcino Soutinho

Alcino Soutinho (1930-2013)

A exposição de homenagem que a Bienal de Cerveira na sua 18.ª edição faz ao meu pai, Alcino Soutinho, tem como tema principal, “a sua intervenção no ex-libris de Vila Nova de Cerveira, chamando assim a atenção das autoridades competentes para o futuro do Castelo, onde esteve implementada a Pousada D. Dinis, e que hoje merecia uma integração mais objetiva nos destinos desta Vila das Artes”. Assim, propõe-se uma exposição onde é exibido o projecto da Pousada, numa selecção dos seus desenhos mais esclarecedores, complementado com fotografias da época, para melhor ilustrar a intervenção, já que ao longo da sua existência sofreu alterações que desvirtuaram o projecto inicial, quer ao nível arquitectónico, quer ao nível da decoração.

Ainda com o objectivo de melhor entender o conceito que esteve subjacente à adaptação da Cidadela e do seu antigo aglomerado em Pousada, mostram-se fotografias de 1971, antes da intervenção, bem como o levantamento, também datado do mesmo ano.

Paralelamente, são exibidas peças de design, com destaque para um pequeno número de móveis, desenhados especificamente para a Pousada que, milagrosamente, conseguiram sobreviver.

 

Andrea Soutinho

 

| A exposição de Homenagem encontra-se no Castelo de Cerveira |

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone
X